23 março 2010

João Ribeiro

João Ribeiro, nascido a 3 de Julho do ano de 1990, na cidade do Porto. Foi aos meus 15 anos que decidi gastar todas as minhas poupanças na minha primeira câmera fotográfica (compacta), passando, desde então, a "compôr" algumas imagens relacionadas com o meio quotidiano onde vivia na altura.
O interesse foi crescendo e, apesar de uma notória aptidão, desde criança, para os meios artísticos, foi no ano de 2008 que concluí o Ensino Secundário, na área de Ciências e Tecnologias, e decidi então profissionalizar-me no Mundo da fotografia, graças ao Instituto Português de Fotografia. Sempre revelando um especial interesse pelo mundo noticioso, aos meus 17 anos, adquiri a minha primeira câmera reflex, altura em que decidi construir um portefólio focado no fotojornalismo. Este interesse passava sempre pelo fascínio de ver recriado numa imagem, casualmente acompanhada de um texto, um momento relatado nesse mesmo texto ou notícia; A capacidade ou o poder, que uma imagem tem, ao fazer que com que possamos ler a notícia, e ver através de uma imagem, um facto/acontecimento que complementa essa mesma notícia.
Desde concertos até arruadas políticas, passando por jogos regionais de voleibol, andebol ou futebol, tudo o que pudesse ser oportunidade para reunir mais imagens para a criação de um portefólio (fotorjornalístico essencialmente, mas não unicamente), eram sempre bem-vindas. Algumas colaborações com revistas ligadas ao mundo da música (Underworld, Checksound, Loud) permitiram-me ter estado presente, até ao momento, em alguns dos eventos mais sonantes de Portugal (Super Bock Super Rock, Marés Vivas, Queima das Fitas, SWR Barroselas Metalfest) e do Mundo, como é o caso do Wacken Open Air, na Alemanha. No meu portefólio, contenho alguns nomes sonantes (nacionais e internacionais) da música e do espectáculo como Diana Krall, Macy Gray, Scorpions, Jason Mraz, Stomp, Kaiser Chiefs, Guano Apes, Ebony Bones, Gogol Bordello, Emir Kusturica, Tony Carreira, José Cid, The Gift, Xutos E Pontapés, Blasted Mechanism, Moonspell, Rita Red Shoes, etc. Tendo fotografado também algumas arruadas, comícios, manifestações, e acontecimentos de interesse público que surgiam no dia-a-dia, todas as oportunidades foram por mim, desde à 3 anos, aproveitadas e vistas como uma oportunidade de auto-crítica do meu trabalho, e consequentemente de evolução. Assim irei continuar com esta mentalidade, a pensar que há sempre mais para descobrir, criar e aprender.


Site pessoal: www.joaoribeirophotography.pt.vu

Material fotográfico:

-Nikon D300 + Grip
MB-D10
-Nikon D70
-Nikon 80-200mm f/2.8 AF-D
-Sigma 24-70/2.8 EX DG
-Flash SB800
-Monopé Giotto MML3270B